quarta-feira, 22 de março de 2017

TEXTO DISSERTATIVO SOBRE A ÁGUA

O espírito da abundância

   O povo brasileiro ficou surpreso quando o principal assunto dos noticiários do país tropical passou a ser crise hídrica. Afinal, quem poderia acreditar que a água, algo tão comum, simples, poderia ser escassa?

   Fomos colonizados em [desde] 1500 com um "espírito de abundância", acreditando que certos elementos poderiam ser eternos e assim acabamos com eles. Como exemplo, podemos tomar o bioma Mata Atlântica, um precioso bem brasileiro que hoje se reduz a 7% da sua cobertura original. Outra amostra é o Pau-Brasil, instrumento de luxo em séculos passados, que foi dizimado.

   A megalópole americana, Nova York, passou por uma crise hídrica, 25 anos atrás, tão intensa quanto a que estamos passando em nosso país. Atualmente, tem um dos sistemas de abastecimento mais eficientes do mundo. A cidade reestruturou e fez manutenção de canos, o que seria uma alternativa para Brasil, visto que 37% do desperdício de água acontecem durante o seu transporte em nosso país.

   A cidade de Perth, na Austrália, aproveitou seu amplo litoral para criar estações de dessalinização, o que seria uma interessante oportunidade para o nosso país, visto que possuímos um litoral de 7.000 km2.

   Todavia, essas medidas não bastam se não houver conscientização do povo. É necessário acabar com a "ideia do inesgotável", e começarmos a ter atitudes e medidas conscientes para preservar esse bem tão precioso. Essa crise traz uma lição para todos nós, onde  devemos dar o real valor às coisas simples e importantes como a água. É vital aprendermos com a atual crise hídrica para manter a vida na Terra.

 https://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/lista/agua-aprenderemos-com-a-atual-crise-hidrica.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário